Unimed Maceió doa cadeiras de rodas do projeto Eu Ajudo na Lata

Cooperativa realizou a entrega de cinco cadeiras de rodas. As doações beneficiaram duas instituições da capital.
Texto: Agência Unimed de Notícia
12 de setembro, 2025

O gesto de solidariedade, que começa no simples ato de guardar o lacre de uma lata, ganhou proporções ainda maiores na última semana. A Unimed Maceió realizou a entrega de cinco cadeiras de rodas adquiridas por meio do projeto "Eu Ajudo na Lata", uma iniciativa que transforma a arrecadação de lacres de alumínio em itens de mobilidade.


As doações beneficiaram duas instituições da capital. A Casa para Velhice Luiza de Marillac, localizada no Tabuleiro dos Martins, abriga 27 idosas. "Esse ato de generosidade é extremamente importante porque temos várias idosas que são cadeirantes e isso vai nos ajudar melhorando a mobilidade e a qualidade de vida delas. Esse tipo de ação faz com que a gente perceba quantos corações generosos ainda existem. São pessoas como vocês que nos fazem perceber que estamos no caminho certo", afirmou Ana Carolina Lins, coordenadora da instituição.


A outra beneficiada foi a Casa de Ranquines, no Benedito Bentes, que abriga 9 idosos, entre homens e mulheres, que viviam em situação de rua. A instituição conta com trabalho voluntário de profissionais e das freiras. As cadeiras foram recebidas pela irmã Maria Ana de Jesus, responsável por acolher a doação em nome da instituição. "Reconhecemos que foi Nosso Senhor quem enviou vocês aqui. Ele conhece as nossas necessidades e, através de pessoas e doações, nos mostra o Seu cuidado. Só temos gratidão em saber que, em meio a tantos, sempre existem aqueles que Ele toca no coração para estar conosco", destacou. 


O projeto "Eu ajudo na lata" é conduzido pelo Comitê de ESG da Cooperativa, que une práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança. A arrecadação dos lacres, que muitas vezes passam despercebidos no cotidiano, evidencia como a soma de pequenas atitudes pode resultar em grandes mudanças.


A coordenadora do Comitê, Dra. Viviane Omena, participou da ação e falou sobre a importância da ajuda da sociedade para que essa iniciativa fosse concretizada. "Mais do que entregar equipamentos, essa ação reforça o poder da cooperação e do engajamento coletivo. Cada lacre doado representa esperança, cuidado e a certeza de que, juntos, é possível transformar realidades", ressaltou a médica.
 
Sobre a campanha


"Eu Ajudo na Lata" é uma iniciativa que visa promover acessibilidade e sustentabilidade de um jeito simples, juntando os lacres de latinhas de alumínio. Mais de 40 itens de mobilidade já foram entregues a instituições sociais de Maceió. A campanha é contínua e a arrecadação prossegue na Sede Administrativa e nos Serviços Próprios da Unimed Maceió. São necessários aproximadamente 100 kg de lacres de alumínio para comprar uma cadeira de rodas. Continue ajudando, cada lacre é fundamental.

Divulgação semana do cliente