Escola Unimed Santos inicia nova turma com foco no ingresso de jovens no mercado de trabalho

Com 16 anos de história, o projeto oferece conteúdo voltado à empregabilidade, inclusão e desenvolvimento pessoal. A nova edição reforça o engajamento da Unimed Santos com a comunidade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Texto: Agência Unimed de Notícias
19 de setembro, 2025

A Unimed Santos reafirma seu compromisso com a transformação social ao iniciar uma nova turma da Escola Unimed (11/09). A atual edição acolhe 18 adolescentes, que terão a oportunidade de desenvolver competências para ingresso no mercado de trabalho. 


Criada em 2009, a Escola Unimed Santos já formou centenas de jovens da região. Ao longo de 16 anos, com interrupção apenas durante o período da pandemia, o projeto se consolidou como uma iniciativa de impacto direto na comunidade, oferecendo formação prática e cidadã.


Em 2012, a Escola Unimed foi reconhecida com o Prêmio Lutero Arno Renck de Educação e Capacitação, concedido pela Unimed do Brasil, na categoria Cidadania para a Educação. A premiação destacou a criatividade, objetividade e qualidade do projeto, condições que vieram sendo aprimoradas ao longo dos anos.


Para Claudino Guerra Zenaide, presidente da Unimed Santos, o projeto também traduz o 7º princípio cooperativista, que trata do envolvimento das cooperativas com a comunidade: "Educação transforma vidas, que transformam a sociedade. Essa é a essência da Escola Unimed."


RELEVÂNCIA


Além de alinhada à missão da Unimed Santos de promover qualidade de vida, a Escola Unimed Santos dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os que tratam de Educação de Qualidade (ODS 4) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico). 


O projeto reforça outro aspecto essencial: o voluntariado. Os 14 professores são profissionais da própria Cooperativa que, voluntariamente, dedicam seu tempo para compartilhar conhecimentos, experiências, valores e práticas. 


Cláudio Mouta, coordenador da iniciativa e da área de Responsabilidade Social da Unimed Santos, reforça a relevância da estratégia: "A cada edição, vemos jovens confiando na Escola como porta de entrada para o futuro. É um espaço de acolhimento, troca e construção de oportunidades".


FORMAÇÃO


As aulas prosseguem até dezembro, com encontros semanais. A estrutura curricular foi pensada para ampliar horizontes, oferecer ferramentas úteis e preparar os alunos para desafios concretos, no ambiente profissional e na vida em sociedade.
O diferencial fica evidente nas áreas abordadas: Orientação para Entrevistas de Emprego, Atendimento ao Cliente, Educação Financeira, Primeiros Socorros, Informática Básica e Pacote Office. 


Mais ainda: Comunicação, Diversidade e Inclusão, Educação Sexual e Saúde. Cada encontro inclui sessões de ginástica laboral, promovendo saúde, bem-estar e prevenção ao sedentarismo.

Divulgação semana do cliente